Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

terça-feira, 19 de maio de 2009

Etiqueta no Japão

Ao dirigir a palavra a outra pessoa

Sama ou San

Quando for falar com outra pessoa, sempre chamá-la pelo sobrenome, seguido de san ou sama(forma polida) que quer dizer senhor, senhora ou senhorita. Somente chamar pelo nome ou apelido quando esta pessoa autorizar para tal.No caso de pessoas que você não saiba o nome, quando pedir alguma informação, dizer sumimasem (por favor) seguido da pergunta.Na empresa, quando se trata de superiores, chamá-lo pelo cargo, por exemplo Sr. Presidente = shatyô-sama.Antes de começar a refeição, todos dizem itadakimasu e ao terminar dizem gochiso sama. São frases que expressam apreciação e agradecimento pela refeição.

Banho


A casa japonesa possui um cômodo que é feito apenas para banho, chamado ofurô, banho de imersão. A banheira é quadrada e funda, onde é colocada água fria e aquecida com aquecedor especial, alguns a gás e outros por eletricidade.
Antes de entrar na banheira, deverá lavar o corpo e somente entrar depois de se enxaguar, pois a água não é trocada cada vez que uma pessoa a utiliza, tomando-se o cuidado para não sujar a água, pensando no próximo que irá utilizá-la.

Chinelos e Sapatos

Ao entrar numa casa típica oriental, tire os sapatos na entrada (genkan) e calce os chinelos próprios para serem usados dentro de casa. Quando entrar numa sala ou quarto de tatami ( uma esteira feita de palha e coberta de junco tecido), deve se tirar os chinelos e deixá-los no corredor. Geralmente existem chinelos próprios para o banheiro também.

Dias

Getsu-yôBi = Segunda-feira

Ka-yõbi = terça-feira

Sui-yõbi- Quarta-feira

Moku-yõbi = Quinta-feira

Kin-yõbi = sexta feira

Do-yõbi = Sabado

Nichi-yõbi = Domingo

Etiqueta no Japão

Os costumes e normas de etiqueta do Brasil e Japão são diferentes em muitos aspectos, o que tem causado mal-entendidos, equívocos e situações às vezes constrangedoras.Para que os estrangeiros possam conviver de forma tranqüila e sem problemas dentro da sociedade japonesa, é preciso aprender e respeitar os costumes e as pessoas. Também é muito valorizado o respeito aos vizinhos, mantendo um bom relacionamento e cooperação mútua.

Meishi - cartão de visitas


No Japão, é comum fazer a troca de cartões de visita (impresso com nome da empresa, seu cargo, nome, endereço e telefone) quando se encontram pela primeira vez. O meishi esclarece a posição, status e grupo hierárquico da pessoa dentro da empresa, desempenhando um papel importantíssimo numa sociedade onde o grau hierárquico é muito respeitado.


Qualquer pessoa pode fazer, pedir para imprimir um meishi da maneira que desejar.Já um meishi da empresa, deverá possuir o nome da empresa, seguido de seu cargo, nome , endereço e contato. Num encontro de negócios ele possui um papel importante, é imprescindível que você possua seu meishi, pois poderá ser considerado falta de etiqueta e rude não possuí-lo. O cartão de visitas no Japão possui um papel muito diferente e muito mais importante que em outros países.


Entrega-se o meishi com as duas mãos, o mesmo ao receber. Não dobre nem escreva no cartão e, se possível, tenha em mãos o meishi-ire, um porta cartão. Se não tiver, guarde-o no bolso interno do paletó ou em sua carteira.Tente memorizar o nome, posição e empresa da pessoa. O meishi é um instrumento importante e também útil para que seu nome seja lembrado, e também para que você não se esqueça com quem esteve.

Meses

Ichi-gatsu = Janeiro
Ni-gatsu = Fevereiro
San-gatsu = Março
Shi-gatsu = Abril
Go-gatsu = Maio
Roku-gatsy = Junho
Shichi-gatsu = Julho
Hachi-gatsu = Agosto
Ku-gatsu = Setembro
Ju-gatsi = Outubro
Ju-ichi-gatsu = Novembro
Desembro = Juni-gatsu

Na hora de comer...

Geralmente os japoneses comem com pauzinhos (hashi ou ohashi).

A tigela de arroz é colocada à sua esquerda e a de sopa à direita, e os hashi são colocados em frente a elas, na horizontal.

O correto é segurar o hashi com a mão direita e usar a esquerda para levantar as tigelas de arroz e de sopa para comer, podendo beber a sopa diretamente da tigela.

Já os outros pratos e tigelas ficam sobre a mesa.

Quando houver pratos que serão degustados por todos, terá um talher ou hashi para cada prato, onde você irá utilizá-lo para se servir.

Quando não houver talher ou hashi, deverá se servir utilizando seu próprio hashi do lado oposto ao que você está comendo, mas dependendo do prato, seu hashi poderá ficar sujo, então poderá ser pedido um talher ou hashi para o prato, ou se estiver entre amigos ou pessoas mais íntimas, poderá dizer para não se importarem e se servirem com o próprio hashi, sem precisar utilizá-lo ao contrário.

Enquanto estiver comendo o arroz, e quiser pausar, deverá deixar o hashi em cima da tigela na horizontal ou sobre hashioki (descanso de hashi). Não espete o hashi no arroz, isto significa arroz servido em velório.

Quando os japoneses tomam sopa, é costume fazer barulho com a boca, dizem que é demonstração de apreciação ao prato.Geralmente em restaurantes, antes de se servir, é oferecido um oshibori (toalhinha úmida para limpar as mãos).

É falta de etiqueta limpar o rosto, o pescoço, etc..

Poucos numeros

Ichi= 1

Ni= 2

San= 3

Yon= 4

Go= 5

Roku= 6

Hachi= 8

Kyuu= 9

Dyuu= 10

Dyu ichi= 11

Dyu ni= 12

Dyu san= 13

San dyu san= 33

Quartos


Para dormir, as pessoas usam colchões estofados e colchas (futon), colocados no chão do quarto. De manhã, são recolhidos, dobrados e colocados no armário, podendo-se usar o mesmo quarto de dormir para sala de jantar ou sala de estar.

Inglês: Eigo

Francês: Furansugo

Alemão: Doitsugo

Espanhol: Supeingo

Chinês: Chuugokugo

Sala de jantar ou sala de estar


Geralmente é usada uma mesa baixa, com almofadas (zabuton) para se sentar, de joelhos, mas poderá esticar as pernas também, embaixo da mesa. No inverno, existem estas mesas baixas com sistema elétrico especial na parte de baixo (kotatsu), onde há cobertor e por cima é colocado um tampo da mesa. Você se mantém aquecido colocando-se as pernas embaixo da mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário